Fernando Modé
(5,0)Descrição
Fernando Modé é CEO do Grupo Boticário desde março de 2021. Modé tem mais de 22 anos de dedicação ao Grupo Boticário, onde começou como Gerente Jurídico, foi CFO e VP Corporativo.
É um exemplo de promoção de uma prata da casa ao cargo de CEO, depois de uma ampla experiência interna e uma preparação consistente de um líder que se destacou pela sua habilidade em fazer conexões.
Na entrevista, Modé fala da jornada do Grupo Boticário, desde a fundação até hoje. Menciona a evolução do modelo de negócio ao longo do tempo, mas que sempre foi focado na jornada do consumidor. Fala sobre a gestão das diversas marcas, dos diferentes canais e das várias categorias. Conta como foi o processo de tranformação mais recente, que implicou na mudança da organização, relocação de mais de mil líderes e diferentes incentivos.
O Grupo Boticário tem, hoje, mais de 3 mil profissionais na área de tecnologia. Fernando Modé fez Direito, na USP, Pós-graduação em Direito Tributário, na CEU Law School e Mestrado em Direito Econômico e Social, na PUC do Paraná.
Programa curricular
- Entrevista 1h 44m
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- 1. Apresentação - 1 min
- 2. Estudou dois anos de Engenharia, se formou em Direito, fez Pós-graduação e Mestrado e está estudando Filosofia. Nunca parou de estudar - 10 min
- 3. Na Iochpe Maxiom, entrou como Advogado Júnior e se tornou Líder do Jurídico, em 2 anos. Atuou como líder conector das diversas especialidades e aprendeu a importância de “business sense” - 5 min
- 4. Pensou em trabalhar fora de São Paulo e imaginou Curitiba. Apareceu o convite do Boticário para montar o departamento jurídico da empresa - 2 min
- 5. Grupo Boticário – Foco absoluto na jornada do cliente – Multimarca, multicanal e multicategoria – Crescimento sustentado - 3 mil profissionais na área de tecnologia – Conhecimento é uma coisa e tecnologia é outra - 8 min
- 6. Acumulou a gerência jurídica e a gerência administrativa por um período – Ampliou o número de liderados e aprendeu a importância da diplomacia, mesmo em questão aparentemente simples - 2 min
- 7. A Transição de Gerente Jurídico para CFO - Sempre procurou estudar o negócio, como um todo – A experiência como Gerente Administrativo foi importante – Participar do primeiro grupo de Planejamento e Estratégia foi fundamental - 3 min
- 8. Zerou os apontamentos da auditoria no primeiro ano – A apuração gerencial tem que ser no tempo certo, ter boa qualidade e ser compartilhada – Consolidação da rotina é a base para fazer as mudanças - 3 min
- 9. O CFO nota 10 é o que consegue conectar o curto, o médio e o longo prazo – Finanças é a disciplina da perenidade – Foi secretário do Conselho por 15 anos – Foi escolhido pelos pares para liderar o processo de transformação - 7 min
- 10. 11 anos como CFO e, depois, 5 anos como VP Corporativo: Operações, tecnologia de informação, serviços compartilhados e estratégicos – Design to value – Aumentar a percepção de valor para o consumidor e reduzir os custos - 5 min
- 11. O grande desafio para os CEOs é entender qual é o mercado que você está jogando – Sucessivas curvas para garantir o resultado durante a transformação estratégica de evoluir para adjacências mais próximas - 6 min
- 12. Três níveis de maturidade de planejamento: Fazer bem e vender bem, com um bom planejamento operacional e dimensão financeira - 3 min
- 13. Meta planejamento – Organizar como você planeja – Execução é fundamental – Foi necessário mudar a organização, os incentivo, os rituais e a comunicação – Alinhamento de propósito nos valores e no modelo de negócio - 7 min
- 14. Mudança Organizacional, comunicação intensa, ajuste nos incentivos – Premiar o coletivo e reconhecer o indivíduo – Fundamentos do sucesso da transformação - 2 min
- 15. O Conflito de canais é inerente – Não há solução, mas há gerenciamento – Gerenciar de maneira produtiva, olhando os interesses de todos os stake holders – O mesmo operador final gerenciando as lojas, as revendedoras e o e-commerce - 9 min
- 16. Treinamento gerencial das franqueadas – Contabilização das atividades que a matriz pode fazer melhor – Tecnologia para a economia de transação e para a economia de atenção – Olhar para o sequenciamento das atividade na jornada do cliente - 7 min
- 17. O Processo de Pesquisa e Desenvolvimento (muito robusto) – O Processo decisório considera diversos critérios – Metodologia de definição de preços por faixas - Pricing - 10 min
- 18. Gestão do Tempo para liderar 15 mil colaboradores, 15 marcas, 4 mil lojas, 28 mil pessoas nas franquias e 2 mil fornecedores ativos – Dormir cedo, acordar cedo, ler notícias e fazer ginástica - 6 min
- 19. Conselho de Administração com 10 membros – Diversos Comitês – Atuação integrada com a diretoria – Reuniões frequentes com o Artur Grynbaum - 3 min
- 20. O Grupo Boticário está em 6º lugar como Great Place To Work, entre todas as empresas brasileiras pesquisadoras – A prática no dia a dia dos valores – O orgulho de fazer parte da empresa é um destaque da pesquisa - 3 min
- 21. O crescimento futuro é maior no Brasil e mais orgânico – Mais de 250 ventures acontecendo ao mesmo tempo - 2 min
- Quiz - Pergunta 1- Agora, avalie os seus conhecimentos respondendo este breve quiz
- Quiz - Pergunta 2
- Quiz - Pergunta 3
Avaliação
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1
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Natália Poyer
1
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Emilio Flavio Santos Fonseca
1
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Cristiano Mendonça Barbosa Lima Ferreira
1
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Andy Carvalhaes Reis Silva
1
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Alisson Dalton Panstein
1
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Bruno Piana
1
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Tarcisio Pedrosa
1
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Alfredo Yokei Okumoto Junior
Fórum
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